Transformação Social

Consumo Consciente e responsável: Uma ação rumo à transformação social


A proposta de consumo responsável surge enquanto uma alternativa de ações que venham a contribuir para um novo modelo sócio-econômico-ambiental.
O consumo, no sistema vigente é estimulado constantemente pelas diversas mídias e chegando aos olhos das várias camadas sociais enquanto mera mercadoria, sem qualquer critério e valor humano atribuído.
A maior parte dos produtos que a população em geral consomem são produzidas por trabalhadores que ganham muito pouco por um árduo trabalho. Os produtos são elaborados sem um cuidado mínimo com a saúde do consumidor. É só começarmos a ler os rótulos das embalagens dos produtos industrializados que vamos nos deparar com uma lista extensa de conservantes, vitaminados artificiais, aromatizados, transgênicos, sem falar na quantidade de agrotóxicos presentes nos vegetais, frutas, e praticamente tudo que comemos.
O que está em jogo no mercado capitalista não é a sustentabilidade ambiental e sim o lucro que se concentra nas mãos de uma minoria. E em realidade, o consumo de alimentos, sendo um produto essencial para a vida humana, tem mantido uma grande rede de multinacionais.
Assim, quando vamos ao supermercado e enchemos nossos carrinhos de compras, estamos enchendo os bolsos de grandes multinacionais, e consequentemente contribuindo para a manutenção deste ciclo de produção e exploração capitalista.
Bem, frente a essa realidade, pode nos passar pela cabeça as seguintes questões :
Mas o mercado é necessário, e além do mais gera diversos empregos !
Ou então, eu preciso consumir produtos ...ao mesmo tempo não quero contribuir para o sistema capitalista, o que eu faço ?
Vejamos no decorrer do texto.
Sabemos que o consumo de alimentos, é apenas uma parte do gerador econômico do capitalismo, porém precisamos começar a mudança de algum lugar. Então que começamos mudando a nós mesmos e sendo o exemplo, tornando-se um agente de transformação social.
Atualmente o mercado convencional já apresenta alternativas de produtos “mais sustentáveis” ou saudáveis, e até podemos nos conformar em mudar apenas nossos hábitos alimentares sem pensar na mudança como um todo, ainda assim comprando nas grandes redes de supermercados produtos orgânicos a preços altos e para poucos bolsos.
È aí que surge os coletivos de Compras Coletivas Solidárias, ou grupos de consumo, como uma alternativa.
A lógica é simples, juntamos várias pessoas que querem consumir produtos de fontes confiáveis sem exploração de trabalho humano, massacre de animais, e esgotamento dos recursos naturais, etc. E compramos coletivamente direto dos produtores, na maioria das vezes a um preço mais baixo do que o mercado convencional.
Mas existem fontes confiáveis de produtos ?
Sim existem, e podemos contribuir para que essas fontes cresçam e não sejam esmagadas frente ao competitivo mercado capitalista. Compramos produtos de cooperativas de orgânicos, pequenos produtores e agricultores familiares. Os produtos são em sua maioria orgânicos.
Um pequeno núcleo de pessoas organiza a chamada “compras coletivas” que nesse caso não tem o mesmo objetivo e características das compras coletivas que visam lucro como o “Peixe urbano” por exemplo.
Esse núcleo gestor é responsável por juntar todos os pedidos e pagamento através de uma lista de produtos que é enviada por e-mail, bem como entrar em contato com os fornecedores de produtos, receber os produtos e administrar a entrega dos mesmos.
O núcleo gestor na maioria dos grupos de consumos recebem uma porcentagem mínima pelo seu trabalho que é agregado no valor dos produtos.
A proposta de consumo consciente e responsável através de Compras Coletivas Solidárias está atrelada a uma proposta que inicia da iniciática individual, mas que tem uma repercussão no sistema como um todo.
Imaginemos, como seria se no mundo inteiro as pessoas iniciassem o boicote da maioria dos produtos produzidos pelas multinacionais, optando pela organização de grupos de consumo ?
Para os mais positivos esta aí uma ação possível de transformação social. Mas vamos com calma, sem desespero, você já deve estar pensando...mas onde vou encontrar calçados, computadores e toda tecnologia fora do mercado capitalista ?
Vamos começar pelo básico, alimentos !!!!


Texto: Krsná ( Karla Scherer) Gestora do Compras Coletivas Ecossolidárias