História

Um Pouco na Nossa História




O Compras Coletivas Ecossolidárias surgiu em 2005, a partir de uma reunião aberta cujo objetivo era convidar as pessoas para participarem de uma futura cooperativa de alimentos e produtos ecológicos dentro da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). 

Antes das reuniões sobre a “Cooperativa da UFSC” começarem, já havia pessoas interessadas em iniciar um grupo de compras coletivas, assim, o convite para construir a cooperativa na UFSC veio em boa hora.

As reuniões começaram a acontecer, mas com enfoque burocrático e com pouco amadurecimento prático, o que acabou resultando em uma certa dispersão dos participantes. Contudo, algumas poucas pessoas continuaram acreditando na proposta de cooperativa, então propuseram o projeto de compras coletivas como uma maneira informal de praticar o cooperativismo. 

            

No primeiro semestre de 2006, com novos integrantes nas reuniões, decidimos iniciar uma cooperativa informal de consumo, que veio a ser as Compras Coletivas e que, posteriormente, foi chamada de Compras Coletivas Ecossolidárias.

Contatos foram feitos com alguns fornecedores e optou-se por, inicialmente, trabalhar com uma cooperativa de produtores de agricultura familiar agroecológica, Biorga, Mondaí–SC. A primeira partilha das Compras Coletivas aconteceu na sala de reuniões do CSE (Centro Sócio Econômico da UFSC).
            Até 2012, nosso vínculo com a UFSC foi através de um projeto de extensão do NESOL, coordenado pelo professor Armando de Melo Lisboa,  Mahesh (Manfred Molz) e Krsná (Karla Scherer), que foram os primeiros gestores do Compras Coletivas Ecossolidárias. 

 Embora recebêssemos apoio institucional, podendo participar de editais internos da UFSC, nunca tivemos um espaço fixo adequado ao projeto. Dessa forma, passamos por diversos locais dentro e fora da UFSC tendo partilhas realizadas até mesmo em casas de participantes.
Podemos citar alguns dos locais que passamos: APUFSC (Sindicato dos Professores da UFSC), Centro Acadêmico da Biologia, Moradia Estudantil, Sala verde da UFSC, Sala do NESOL, Eco Feira da UFSC e Escola da Fazenda (Campeche), CEPAGRO, Ekos Boulder.


         

Compras Coletivas Ecossolidárias e Eco Feira da UFSC

Embora as Compras Coletivas já estivessem acontecendo em 2006, como um exercício prático para a formação de uma futura cooperativa, as 

reuniões para discutir a proposta inicial de formar uma cooperativa na UFSC voltou a acontecer.

            Foi das reuniões dessa nova fase que surgiu um outro projeto que mais tarde veio a ser chamado de Projeto Ágora. Tratava-se da proposta de um espaço amplo de atividades diversas, inspirado no espaço democrático de cidades gregas antigas, denominado “Ágora”. Outra inspiração semelhante foi a feira do Brique da Redenção, em Porto Alegre.
            A partir das reuniões e discussões subsequentes, formou-se a proposta de uma Feira na UFSC, deslocada para um espaço físico aberto com feirantes de produção orgânica e agroecológica e também artesanato local.
Mais tarde, alguns produtores da feira passaram a fornecer produtos orgânicos para as Compras Coletivas enquanto outros compravam matéria prima da mesma para produzir seus alimentos e vender.
            Até certo ponto os dois projetos se complementavam e caminhavam juntos. Porém, aos poucos os dois projetos se tornaram independentes no que diz respeito a gestão, inserção de produtos e produtores, espaço e coordenação.
            A Feira não tinha critérios bem estabelecidos quanto ao tipo de produtos fornecidos, talvez por falta de uma interação maior entre os próprios participantes. E ainda hoje permanece a dúvida sobre quais são os produtos orgânicos da feira e quais não são. Contudo os dois projetos, dentro de suas limitações, permanecem vivos e com um número crescente de produtores e consumidores.

Nossa Inspiração

            Uma inspiração para a proposta das Compras Coletivas Ecossolidárias foi o contato com participantes de um grupo semelhante atuando em Franca - SP, inspirado pela teoria PROUT*. Dentro do modelo socioeconômico da teoria PROUT, se propõe como uma das formas para descentralizar a economia, o fortalecimento da economia local através de empreendimentos de autogestão e 

cooperativas populares. Essa teoria foi o pano de fundo do projeto Compras Coletivas Ecossolidárias.

Também fizemos contato com uma participante de um grupo de compras coletivas de Florianópolis, Biomassa Tropical, que nos foi bastante estimulante e serviu de base para o esboço do nosso projeto.

*PROUT significa Teoria da Utilização Progressiva, acrônimo do inglês, PROgressive Utilization Theory. Foi criada e elaborada por Prabhat Ranjan Sarkar.




  

Nenhum comentário:

Postar um comentário